A Energia Solar Alia Sustentabilidade E Transformação Social No Brasil

Há discussões sobre a energia solar ser para todos, porque para muitas pessoas ela ainda é vista como cara. Pelo fato de ser vista como cara também é vista como uma energia mais elitista.  Já que o pensamento é que as pessoas mais pobres não terão recursos para ter essa energia. No entanto, essa afirmação não é verdadeira já que estamos tendo um aumento significativo na geração distribuída no Brasil. Vamos entender melhor?

 

Energia Solar Pode Gerar Mais Emprego

Há um esforço muito grande dos países para implementar urgentemente maneiras sustentáveis até 2030. Além disso, não só no Brasil, mas em todo o mundo estamos passando por uma crise econômica que com o coronavírus ficou mais intensa. Aqui no Brasil a inflação está alta, os salários baixos e temos 14,7 % da população sem emprego. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística), esse é um dos maiores índices registrados. Fora isso, ainda temos preocupações com uma política em sua maioria corrupta e que só piora a situação econômica do País. E não podemos esquecer da preocupação com o meio ambiente que está sendo devastado pelas ações humanas!

Ao olhar para essa situação precária não resta dúvidas de que nós precisamos de novos empreendimentos que gerem bastante empregos. Afinal, quanto mais gente com emprego, melhor é a situação do nosso País e mais gente feliz!

A energia solar é uma porta para a criação de muitos novos empregos, e no Brasil essa notícia é ainda mais animadora. Segundo dados da ABOLAR (Associação Brasileira De Energia Solar Fotovoltaica), desde 2012 foram mais de R$ 24 bilhões em investimento que se acumularam em 2012 e com isso mais de 150 mil empregos foram gerados durante esses anos por todo Brasil.   Ela também estima que até o ano de 2050 poderemos ter mais de R$ 139 bilhões.

Dessa forma, a geração de novos empregos acontecerá de uma forma ainda maior. Também teremos uma redução no custo!

 

 A Geração Distribuída Apenas Para Os Mais Ricos

Voltando a discussão da energia solar ser ou não elitista, vamos pensar! Temos no Brasil grandes empresas que querem continuar no topo da distribuição de energia. Hoje, aqui em nosso Pais, a hidrelétrica concentra o maior número de instalações.

No entanto, aos poucos esses monopólios estão sendo quebrados e uma nova onda de geração distribuída tem começado a surgir. Existem ainda barreiras de como é feito o desconto na conta de luz, e existe uma disputa entre empresas. Porém, com o aumento de investimento da energia solar no Brasil, também temos projetos que visam desburocratizar a energia para todas as classes sociais. Como os projetos desenvolvidos no Rio De Janeiro, por exemplo. Sendo assim, aos poucos a energia solar vem sendo conquistada pelos brasileiros e gerando grandes benefícios e descontos.

Porém, quanto as ações sustentáveis?

 

As Ações Sustentáveis 

A energia solar depende das instalações de painéis e a luz solar, não é preciso a queima de combustíveis fósseis. Por isso temos uma energia sustentável e que não agride o nosso meio ambiente. Sabia que investir em energia solar é pensar no seu futuro? Não adie essa esperança, acesse o nosso site!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin