As Vantagens E Desvantagens Da Energia Solar | Torus Energy

Pesando Vantagens e desvantagens da energia solar

A possibilidade de adquirir um projeto fotovoltaico é novidade para maioria da população brasileira. Essa é uma tecnologia que não estava disponível para população a até pouco tempo atrás. Contudo, agora produzir a própria energia é uma possibilidade atrativa, principalmente levando em conta o alto custo do consumo de energia elétrica no Brasil que já é alto, mas não para de aumentar todos os anos. Logo, se tornou do interesse de todos entender melhor as vantagens e desvantagens da energia solar para residências e negócios. Nesse interim, a Torus Energy veio apresentar quais são os benefícios e contrapartidas em adquirir os sistemas de energia solar.

Desvantagens dos sistemas de energia solar

Dando início com as desvantagens da energia solar, vamos analisar quais os contras em realizar esse tipo de investimento.

  • Valor inicial do investimento;
  • Há uma interrupção durante a noite;
  • Mudanças estéticas no imóvel.

 

Valor do investimento

Por ser uma tecnologia relativamente nova no mercado o investimento inicial para adquirir seu projeto não é menor que R$10.000,00. As peças que compõe o sistema têm um alto custo, uma alta demanda e não são fáceis de encontrar. Justamente por esse motivo existem linhas de crédito exclusivas para esse tipo de investimento.

Vale ressaltar que com o tempo a economia nas contas de energia que vem em decorrer da eficiência do sistema acaba retornando o valor investido inicialmente, mas falaremos mais sobre o assunto em breve.

Há uma interrupção durante a noite

Os projetos fotovoltaicos dependem da luz do sol para produzir energia. Portanto, há uma interrupção durante a noite.. E durante as primeiras horas do dia quando não há grande emissão de luzes solares, a produção é menor. A mesma coisa acontece em dias com nuvens carregadas ou chuvosos, nesses cenários a produção de energia é menor do que em dias de céu limpo. Por isso os sistemas fotovoltaicos são ligados a rede de distribuição de energia local e assim, mesmo quando não há produção ou a produção é baixa, sua casa continua tendo energia elétrica.

Mudanças estéticas no imóvel

Há quem se incomode com a aparência das placas fotovoltaicas, mesmo instaladas nos telhados. Além disso a inclinação dos telhados pode afetar na produção de energia, pois dependendo do posicionamento das placas há menos tempo de exposição direta a luz solar.

Vantagens dos sistemas de energia solar

As vantagens da energia solar são muitos e acabam compensando as desvantagens. Mas, vamos evidenciar com fatos.

  • Energia limpa, renovável e sustentável
  • Instalação simples e rápida
  • Manutenção simples
  • Vida útil duradoura
  • Economia e lucro a longo prazo

Energia Limpa, renovável e sustentável

Ao contrário de outras fontes de energia, a energia solar é inesgotável, pois a luz do sol sempre estará disponível para nós, mesmo em dias nublados ou chuvosos ainda estamos expostos a emissão de raios solares. Além disso, a energia produzida pelos sistemas são limpas e não emitem gases danosos ao meio ambiente. Ou seja, quanto mais residências tiverem energia solar menor serão as emissões advindas de outras fontes de energia.

Instalação simples e rápida

Os sistemas fotovoltaicos foram projetados para serem o mais prático possível. Nesse sentido a instalação dos projetos em residências não costuma durar mais que três dias. Além disso, os projetos não exigem mudanças na estrutura ou interior da casa, pois aproveitam as estruturas já existentes. Vale lembrar que assim que a instalação é feita, começa a geração de energia.

Manutenção simples

Para manter seu projeto fotovoltaico operando da melhor maneira, tudo que precisa é mantê-lo limpo (utilizando jatos d’água e uma vassoura de cerdas macias) e uma revisão anual no sistema elétrico.  Enfim, simples não é mesmo?

Vida útil duradoura

Um sistema solar fotovoltaico devidamente instalado dura pelo menos 25 anos gerando energia. Dessa forma, mesmo muitos anos após a sua instalação a produção de energia continua sendo a mesma. Em casos de desgaste do sistema a produção cai de 100% para 80% depois de vários anos de uso. Ou seja, continua mantendo muito mais eficiente do que utilizar apenas a energia de distribuidoras.

Economia e lucro a longo prazo

Por fim, o sistema fotovoltaico gera energia elétrica para suprir as necessidades do estabelecimento onde está localizado. Porém o sistema gera mais energia do que é consumida e essa energia extra é convertida em créditos energéticos que gerarão descontos na sua conta de energia. Logo, esses descontos podem gerar economia de até 95% na sua conta de energia elétrica. Em razão de tamanha economia o investimento inicial feito para a instalação do sistema acaba se pagando em uma média de 5 anos e meio. Depois desse período a economia que faz é lucro.

 

Em conclusão, é lógico que cada consumidor deve pesar suas necessidades e sua capacidade de investimento antes de aderir um projeto. Mas, com as informações evidenciadas nesse artigo, fica claro que as vantagens de obter um projeto fotovoltaico superam com facilidade as desvantagens.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin