Como Armazenar Energia Solar

Como Armazenar Energia Solar
Como Armazenar Energia Solar

Como Fazer o Armazenamento da Energia Solar Fotovoltaica?

Os sistemas de energia solar fotovoltaicos são muito promissores no Brasil. São necessárias algumas redes de transmissão, que não são muito eficazes pelo motivo de: o maior índice de consumo de energia é durante a noite. Portanto, a rede pode ficar sobrecarregada. No artigo de hoje, vamos conversar sobre como armazenar energia solar.

 

Como Armazenar Energia Solar?

Para fazer o armazenamento de energia solar, é preciso utilizar um recurso que outras fontes de energia também utilizam: baterias. Principalmente porque o sistema de energia solar é composto por placas solares, controladores de carga, inversores e baterias. Logo após a captação, a luz solar é transformada de energia térmica em elétrica. Essa energia é armazenada e o consumo pode ser feito durante a noite ou dia.

As baterias fomentam sistemas como o off-grid, que não depende das transmissões feitas por redes elétricas. Em sistemas fotovoltaicos, as baterias mais recomendadas são as baterias estacionárias ou as baterias seladas, que são uma derivação das baterias estacionárias. Elas são muito utilizadas devido a sua utilidade a longo prazo.

É importante lembrar que a capacidade de armazenamento das baterias deve ser calculada sempre a mais para evitar a falta de energia. Os sistemas off-grid são bons exemplos.

 

Como Armazenar Com os Sistemas Off Grid?

Mesmo que a queda de energia aconteça, os sistemas off grid continuam transmitindo energia. De fato, isso acontece por conta das baterias estacionárias que armazenam a energia. Esse método é utilizado em residências. No entanto, os sistemas on-grid também utilizam baterias, porém são ligados às redes de transmissão elétrica. Em suma, eles não são sistemas independentes de armazenamento.

Quando falamos nesse assunto, podemos citar o bombeamento solar. Esses casos usam principalmente os sistemas off-grid. Ou seja, eles consistem em bombas de água conectadas às placas solares. Portanto, é possível produzir e armazenar energia solar sem precisar de terceiros.

 

Como Armazenar Energia Solar em Empresas

O processo de armazenamento de energia exige muito cuidado. As empresas de energia solar são os responsáveis pela instalação de sistemas que vão gerar e armazenar a energia solar. Além disso, é importante envolver profissionais capacitados e que sabem a regulamentação que isso exige. Isso mesmo, a instalação desse modelo de energia é extremamente burocrática. Isso constrói parcerias a longo prazo entre clientes e fornecedores. Principalmente aqueles que armazenam energia solar e garantem os melhores sistemas e produtos.

Além de entregar uma energia limpa e barata, você pode valorizar o seu imóvel. Ficou interessado? Entre em contato com a Torus Energy. Estamos prontos para te ajudar a produzir a sua própria energia.

Até o próximo artigo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin