Democratização da Energia Solar

Democratização da Energia Solar: Frase de Impacto ou Realidade?

Um assunto que tem dividido muitas opiniões no setor elétrico é a democratização da Energia Solar. As grandes distribuidoras de energia como ANEEL, APE e o Ministério da Energia acreditam que a energia solar é apenas para a elite e que a expansão dessa modalidade de energia alternativa vai tornar as contas de energia cheias de subsídios pagos pelas pessoas de baixa renda. Ao contrário, o mercado de energia fotovoltaica prova os preços diminuindo e a tecnologia trazendo cada vez mais benefícios. Além disso, a energia solar passa a ser mais acessível a cada dia, sendo aderida pelos mais variáveis grupos sociais. Mas, aqui para nós, a democratização da energia solar é somente uma frase de impacto ou já é realidade aqui no Brasil?

 

No Brasil

Quando falamos sobre democratização da energia solar aqui no Brasil, devemos nos recordar de um momento de universalização da energia elétrica na área urbana e rural brasileira. Estamos falando do programa Luz Para Todos, um grande marco para o sistema que possibilitou a acessibilidade da energia elétrica a milhares de brasileiros. De certo, esse projeto ofereceu a muitos: conforto, qualidade de vida e dignidade. Mas, há algo em comum entre todos os lugares que a energia elétrica solar alcançou. Todos eles possuem abundância em recurso solar. Aliás, sem dúvida alguma, essa fonte é a mais democrática do planeta e muito em especial no solo brasileiro. Ou seja, na maioria das regiões temos potencial para gerar grande quantidade de energia com o menor custo de equipamentos possíveis. Sendo assim, com certeza, essa é a fonte e=ideal para uma geração distribuída de energia.

O Sol é a Fonte de Energia Mais Democrática que existe!

A princípio, o Brasil é um país que contém toda a sua totalidade universalizada com energia elétrica de base. Portanto, a geração de energia elétrica fotovoltaica é a melhor solução energética para todos os cidadãos brasileiros, desde que seja viável financeiramente. Nesse sentido, nos últimos 5 anos, os equipamentos de energia solar no Brasil diminuíram muito o seu preço. Os custos diminuíram praticamente 100% para projetos de pequeno porte. Além disso, a instalação é cada vez mais rápida e existem instaladores capacitados espalhados por todo o país. Ou seja, a energia solar é completamente acessível!

 

Revoluções no Setor Fotovoltaico

A maior revolução no setor fotovoltaico com certeza é a quantidade de soluções no financiamento. Em outras palavras, são disponibilizadas taxas módicas e com prazos adequados para que os consumidos troquem uma parcela de financiamento por uma economia de energia! Assim, empresas pequenas e clientes residenciais da classe B e C tem muito mais acesso a essa tecnologia e realmente promover uma mudança ambiental e de vida. Se você pensa que a energia solar é só para grandes empresas, está enganado! Ao contrário, A maior capacidade de uso das energias renováveis estão instaladas em comércios locais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin