Energia renovável, a energia do futuro | Torus Energy

O que é energia renovável?

Existem dois tipos de fontes de energia no mundo, as fontes de energia renovável e as fontes de energia não renovável. Elas são classificadas pela sua matéria prima Por exemplo se a matéria prima utilizada para gerar a energia for um elemento extraído da natureza que é esgotável, então nos referimos a uma fonte de energia não renovável. Agora, se ela utiliza como fonte algo que não acaba, então essa é uma fonte renovável.

No geral as fontes de energia renováveis são bem menos agressivas ao meio ambiente que as não renováveis, pois elas emitem menos CO².

Mas, atualmente essas fontes de energia renováveis têm sido usadas apenas como suporte para momentos de crise. Por exemplo, se por algum motivo um país que tem energia movida a petróleo tem algum problema na entrega da matéria, então a energia solar é usada para suprir a demanda não ofertada.

No entanto, por serem mais limpas e estarem sempre disponíveis, as fontes de energia renováveis têm ganhado destaque.

Vamos falar um pouco mais sobre as fontes de energia renováveis e quais são as mais utilizadas no Brasil e em que circunstâncias.

Fontes de energia renováveis

Hidrelétrica

As usinas Hidrelétricas consistem em grandes turbinas instaladas em quedas d’água. A força e pressão causadas na água movimentam as turbinas e geram energia.

No Brasil 60% da energia distribuída pelo país vem de hidrelétricas.

No entanto em tempos de seca a produção de energia decai e então são necessárias outras fontes de energia elétrica. Fora isso a construção e instalação das hidrelétricas podem causar danos irreversíveis ao ambiente onde for alocada.

Eólica

Movidas pelo vento, as usinas eólicas também dependem de turbinas. Apesar de impactar bem menos o ambiente ao seu redor, a energia eólica, além de gerar um ruído constante, também depende das correntes de ar que nem sempre estão favoráveis a produção de energia.

Biomassa

Essa é uma fonte de energia renovável relativamente polemica. Ela consiste em gerar energia da queima de matéria orgânica não-fóssil. Por exemplo, madeira, carvão vegetal, restos orgânicos vegetais e animais, etanol, biodiesel e assim por diante. O problema é que assim como as fontes de energia não renováveis como o carvão mineral e o petróleo, a queima desses elementos também gera CO². No entanto, justamente o replantio da matéria (no caso das madeiras e restos vegetais) compensam esse CO².

Energia Solar

Para produzir energia elétrica em pequena e grande escala  utilizamos uma fonte de energia muito versátil. A energia solar é proveniente da conversão de radiação solar em energia elétrica. Ela não agride ao ambiente ao qual é instalada e não emite rastros de CO² . Afinal pode ser dispostas nos telhados das casas, prédios, centros comerciais e afins. Pode gerar energia para uma única residência ou para milhares delas. Não tem sazonalidade como as indústrias eólicas e hidrelétricas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin