Energia Solar em Apartamentos Funciona? | Torus Energy

Mitos e Verdades sobre a Energia Solar em Apartamentos

Já sabemos que a energia solar é limpa, barata e eficiente. Mas, ainda existem muitos mitos sobre esse tipo de energia renovável que vamos desvendar hoje mesmo. Descubra se a energia solar em apartamentos funciona!

 

Posso ter Energia Solar em meu Apartamento?

É claro que pode! Em outras palavras, as placas fotovoltaicas são de alta tecnologia. Elas estão cada vez mais baratas e poderosas. Normalmente, você encontrará as instalações do painel no teto do edifício. Isso porque eles possuem mais espaço e tem maior incidência de luz solar. Em outras palavras, quase não existem sombras.

 

É preciso ter Energia Solar para o prédio todo?

Isso é um mito! Mesmo que a instalação dos painéis seja no teto do edifício, não quer dizer que é obrigatório compartilhar a energia. Claro que ela pode ser instalada em varandas específicas. Porém, tudo depende da potência do projeto fotovoltaico instalado.  De acordo com a ANEEL, o sistema de créditos das placas fotovoltaicas é compartilhado entre diversos membros de um edifício.

 

Não é possível instalar placas solares em varandas ou no térreo?

Essa frase também é um mito. Assim como explicamos acima, é possível instalar placas em uma única varanda. Não é impossível. Mas, é necessário saber que esse tipo de instalação pode apresentar alguns desafios. Isso porque essas placas precisam ser instaladas em lugares espaçosos, principalmente se for mais de uma.

Além disso, é preciso analisar se há existência de luz solar ou sombreamento no local. Afinal, a falta ou excesso de qualquer um dos dois pode dificultar o processo. Porém, se tudo indicar para uma instalação sem complicações, vá em frente.

Não vale a pena instalar painéis nas fachadas do prédio?

Verdade! Primeiramente, aqui No Brasil o sol fica muito mais a pino. Portanto, esse tipo de instalação acaba se tornando inviável em muitas ocasiões.

É possível integrar o sistema à decoração?

Totalmente verdade! Nos prédios mais atuais já é possível integrar as placas solares como parte da arquitetura.

A Energia precisa ser gerada direto no prédio?

Mito! É possível usar terrenos remotos para receber os equipamentos de energia solar. Bem como sua instalação. Mas, lembramos que para haver compensação de créditos, ambos precisam pertencer ao mesmo CPF ou CNPJ.

Posso instalar o sistema na cobertura?

Claro que sim! Geralmente, as coberturas possuem acessos aos telhados. Além disso, elas possuem áreas adequadas para as instalações das placas.

Por fim, concluímos que o uso da energia solar em apartamentos funciona e é super benéfica. Aproveite para garantir a sua!

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin