Energia Solar On Grid e Off Grid | Torus Energy

.Muitas pessoas têm dúvidas na hora de decidir o sistema de energia solar que desejam implantar em suas residências. As opções são: Energia solar on grid e off grid.

 

Energia Solar ON Grid

O Sistema On Grid de energia solar é o mais conhecido. Nele, a geração de energia solar está conectada a uma rede pública. Ou seja, mandamos de volta para a rede pública a energia não consumida. Posteriormente, ela é transformada em créditos de energia. Logo, eles serão utilizados em até cinco anos.

Mas, o sistema pode não gerar a energia necessária para consumo.  Então, haverá complementação  pela rede pública. Dessa forma, existe redução considerável no valor da conta de luz.

Para que aconteça essa harmonização entre um e outro, é necessário o uso de inversores interativos. Eles harmonizam e convertem a energia gerada pelos projetos fotovoltaicos em correntes contínuas. Logo, transformando-a em energia elétrica de corrente alternada.

 

Os Principais Benefícios do Sistema On Grid

Custo: Da mesma forma, não há consumo de energia elétrica produzida pela rede distribuidora. Por isso, a redução na conta de luz chega em até 95%, já que eliminamos parte do Custo de Disponibilidade da distribuidora.

Manutenção: A manutenção é simples e pouco onerosa para o consumidor. É realizada apenas duas vezes durante o ano. Além disso, os equipamentos utilizados têm durabilidade de até 25 anos de uso.

Sustentabilidade: Esse tipo de energia solar é limpo e renovável, o que ajuda a preservar o meio ambiente. Ainda assim, o impacto de sua utilização é muito pouco.

 

Energia Solar Off Grid

Ao contrário, o sistema de energia solar Off Grid não possui nenhuma relação com a rede pública de energia. Sendo assim, ele conta com um sistema de baterias estacionárias. Responsáveis por armazenar todo o excesso de energia produzido pelo projeto fotovoltaico.

Portanto, essa energia ficará pronta para ser utilizada quando necessário em sua residência. Ainda mais quando seu sistema não estiver produzindo energia.

É recomendado para lugares remotos. Por exemplo: as áreas rurais. Já que, como sabemos, seu uso não depende de uma rede pública de energia.

Além disso, esse sistema também precisa de inversores elétricos que invertem a corrente contínua gerada em correntes alternadas armazenadas.

 

Benefícios da Energia Solar Off Grid

Esse sistema possui um retorno financeiro muito eficaz e rápido. Além disso, conheça outros benefícios da Energia Solar Off Grid:

  • Redução de Custos;
  • Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis;
  • Diminuição das emissões de gás carbônico;
  • Redução de custos de transportes com combustíveis;
  • Diminuição dos riscos de acidentes.

Infelizmente, são poucos os incentivos e investimentos para a energia solar on grid e off grid a no Brasil. Pois, eles ainda são de difícil acessibilidade e pouca aplicabilidade se compararmos nossa rotina atualmente. Esperamos que com o passar do tempo, esses incentivos aumentem e mais pessoas se conscientizem da importância dos sistemas fotovoltaicos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin