Energia Solar Residencial: Como Funciona E Benefícios | Torus Energy

Indeciso sobre investir em energia solar residencial? Esse artigo é para você

Para driblar a inflação e promover um futuro sustentável, muitas famílias têm fugido das fontes de energia convencionais fornecidas por distribuidoras e adotaram a energia solar residencial como principal fonte de energia. Porém, ainda há muitas dúvidas em relação ao funcionamento e benefícios da tecnologia e por essa razão, muitas pessoas que estariam dispostas a produzir a própria energia limpa se sentem inseguras em investir nos sistemas fotovoltaicos. Nesse sentido, vamos mostrar como funciona a energia solar residencial e quais seus benefícios para as famílias que aderem a essa tendência sustentável.

Além disso, os sistemas fotovoltaicos já são febre no exterior.  Mas, essa tecnologia chegou aqui no Brasil a pouco tempo. Anteriormente, sra difundida por quem já conhecia seus benefícios de experiências no exterior. Porém, apesar de sua chegada ser recente seu potencial é imenso.

Vivemos em um país tropical com maior incidência de raios solares o ano todo. E se a energia solar já é eficiente nos países frios e escuros da Europa, aqui no Brasil os sistemas têm uma eficiência inimaginável. E por ser uma fonte de energia limpa, há incentivos governamentais para que cada vez mais famílias estejam dispostas a aderir ao sistema. Além de atualmente haver linhas de crédito especializadas para a aquisição de projetos fotovoltaicos, e para aqueles que usam energia solar residencial a economia na conta de luz pode chegar a até 95% do valor mensal.

Como funciona a energia solar residencial?

Mas, antes que nos aprofundemos nos benefícios de investir em energia solar, vamos explicar melhor como funcionam os sistemas, eles podem ser de dois tipos

  • On Grid
  • Off Grid

 

O  sistema On grid é o mais comumente usados no Brasil.  Conforme a energia for produzida, o que sobra é enviado para a rede de distribuição. A residência responsável pela geração da energia recebe descontos na conta de luz. Contudo, durante a noite, a energia da casa é fornecida pela distribuidora de energia local.

Já o sistema Off grid é 100% autônomo e não tem relação nenhuma com a rede elétrica local. Durante o dia, a energia solar é armazenada em baterias. Essa energia armazenada continua abastecendo a residência por até 48h dependendo da produção de energia. Porém, os equipamentos são mais caros e exigem muita manutenção. Por essa razão, esse tipo de projeto é mais indicado para lugares mais isolados e sem acesso a redes elétricas.

O que compõem os sistemas?

Para a instalação do sistema residencial On grid são precisos os seguintes equipamentos

  • Painel Solar
  • Inversor
  • Medidor
  • Estrutura

Painel Solar

O Painel solar, são as placas que vão instaladas geralmente nos telhados. É graças a elas que é possível captar a energia solar. As células fotovoltaicas captam a radiação dos raios solares e a transforma em energia elétrica de corrente contínua.

Inversor

O inversor transforma a energia elétrica de corrente contínua em corrente alternada.

Medidor

Esse não é um medidor convencional. Pois ele marca também a economia de energia gerada pelo sistema. Ou seja, se a produção for maior que o consumo, o ponteiro do relógio medidor vai para o sentido anti-horário. Mas, se a produção de energia for menor que a quantidade consumida, o ponteiro gira normalmente no sentido horário. É graças a essa leitura que os créditos são aplicados.

Estrutura

A estrutura é o que fixa os painéis no lugar certo e o mantém presos. A estrutura é feita e adaptada para cada projeto.

Os benefícios dos sistemas de energia solar residencial

Agora que já entende como funciona esse sistema, vamos apresentar os benefícios de adquirir seu projeto fotovoltaico

  1. Sustentabilidade

A energia solar é uma fonte de energia limpa, que não gera gases danosos ao meio ambiente. Tampouco, sua instalação ou a própria produção dos equipamentos necessários não impactam a natureza. Em síntese, investir em energia solar é investir em um futuro melhor para seus filhos, netos, bisnetos e todas as outras gerações futuras.

  1. Economia

Antes de mais nada, a produção de energia solar pode gerar uma economia mensal de até 95% do valor da conta de energia. Os créditos gerados a residência são convertidos em descontos que tornam uma conta de 250 reais em uma conta de R$12,50. Graças a produção de excedentes.

  1. Longa vida útil

Em primeiro lugar, um sistema fotovoltaico bem cuidado dura no mínimo 25 anos gerando energia. Logo, mesmo depois de muitos anos de uso, o máximo que a produção de energia pode diminuir é 20% em relação a um sistema novo.

  1. Investimento com retorno

O alto investimento inicial muitas vezes é o que impede muitas pessoas de adquirirem seus projetos fotovoltaicos. O valor investido é pago em uma média de 5 anos. Em outras palavras, a economia nas contas de energia acaba pagando o investimento em 5 anos após a instalação. Além disso, toda a economia que vier depois é lucro.

  1. Manutenção mínima

Engana-se quem pensa que os sistemas de energia solar residencial exigem manutenções mensais e complexas.  Do mesmo modo, a manutenção mais cotidiana é a limpeza dos painéis que deve ser feita apenas com jatos de água e uma vassoura de cerdas macias. Fora isso, check-ups anuais no sistema elétrico são necessários para manter a produção de energia no seu potencial máximo.

  1. Imunidades a inflação da energia elétrica

Primeiramente, adotar um sistema de energia solar é não se preocupar mais com aumentos na conta de energia. Portanto, independente de aumentos na tarifa ou bandeiras a produção de energia solar continua sendo a mesma. E a sua conta no fim do mês não muda.

  1. Imóvel valorizado

Antes de mais nada, a instalação de um projeto fotovoltaico pode valorizar sua residência em até 30%. Afinal quem não iria querer morar em uma casa que tem sempre a conta de energia baixa?

  1. Instalação simples

Em outras palavras, nada de quebra-quebra ou instalações demoradas. A instalação do sistema costuma durar uma média de 3 dias. A produção de energia começa assim que a instalação é terminada.

 

Em suma, podemos afirmar que se você busca economia e sustentabilidade para sua família os sistemas de energia solar residencial são a escolha certa para ter muito mais controle financeiro e economia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin