Os Benefícios da Energia Solar Para o Meio Ambiente

O nosso meio ambiente ainda sofre muitos riscos de poluição e desmatamento com a utilização de fontes não renováveis de energia. Portanto, é fundamental fazer escolhas conscientes e incentivar fontes de energia sustentáveis. Esse é um dos grandes beneficios da energia solar, a sustentabilidade e prevenção de danos à natureza.

 

A Importância da Sustentabilidade Atualmente

Sobretudo, a energia solar é uma ótima fonte de sustentabilidade para um país. Por exemplo: Ela auxilia ativamente na redução de poluição por fontes contaminadores e de gases do efeito estufa.

 

Por que Os Benefícios da Energia Solar São Sustentáveis?

Os benefícios da energia solar são sustentáveis porque sua matéria prima é originada da natureza. Desta forma, esses recursos naturais são utilizados de forma abundante e renovável, sem afetar o meio ambiente. Ainda assim, a energia solar é consideravelmente usada para outras funções como o aquecimento da água para o consumo, eletricidade em eletrodomésticos com tomada etc.

 

Os Benefícios da Energia Solar São Renováveis e Limpos

A fim de demonstrar um dos seus principais benefícios, a energia solar passou a ser chamada também de “energia limpa”. Por isso, ela permite a produção de energia elétrica através de um recurso natural: o sol. O interessante é que ela também não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que além de serem prejudiciais ao meio ambiente, fazem muito mal à saúde humana.

 

Impactos Ambientais e Benefícios da Energia Solar Para o Meio Ambiente

A saber, é possível preservar o meio ambiente com energia solar pelo mundo inteiro. Visto que, ela não causa retenção de rios, desmatamentos ou acidentes com barragens. O impacto ambiental da energia solar é totalmente benéfico para a natureza. Já que é ela mesma que oferece o principal recurso para a produção de energia elétrica. Ainda assim, a fonte de energia utilizada atualmente não é nem um pouco renovável. É muito possível que seus recursos se esgotem um dia e causem grandes danos ao meio ambiente.

Os Benefícios da Energia Solar Para o Meio Ambiente
Os Benefícios da Energia Solar Para o Meio Ambiente

Selos e Certificações Sustentáveis

Pensando nisso, existem alguns Selos e certificações sustentáveis que auxiliam os consumidores a aproveitarem os benefícios da energia solar. Além disso, eles agregam valores sustentáveis a diferentes marcas pelo país. Veja a seguir:

 

  • Processo AQUA: Esse processo é aplicado exclusivamente no Brasil pela Fundação Vanzolini. Mas foi desenvolvido pela certificação francesa Démarche HQE. O Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional de construção sustentável;

Desde seu lançamento, seus diferenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura de um país. Buscando sempre uma melhoria contínua de seu desenvolvimento.

  • Certificação BREEAM: O BREEAM é um processo bem sistemático que avalia o desempenho ambiental de um empreendimento imobiliário. Os resultados da avaliação variam entre aprovado, bom, muito bom, ótimo e excelente. As análises consistem também em: Consumo de energia, água, materiais, saúde e bem estar, transporte, gestão de resíduos, ecologia e inovação.
  • Certificação DGNB: Esse sistema de avaliação foi desenvolvido na Alemanha. Ele é baseado em valores comuns desenvolvidos por todos os parceiros da rede. O padrão de qualidade analisa a possibilidade de comparações diretas entre os edifícios certificados em diferentes países.
  • Certificação LEED: Leadership in Energy and Environmental Design possui o intuito de conscientizar e incentivar a transformação de projetos sustentáveis.
  • Procel Edifica: o Selo Procel Edificações motiva o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes quanto a energia elétrica.
  • Selo Casa Azul: A principal missão desse selo é reconhecer projetos que adotam soluções eficientes para construções. São 53 critérios de avaliação: qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão de água e práticas sociais.
  • Selo Solar: Esse selo serve tanto para instituições públicas quanto para instituições privadas que consumirem um valor mínimo de energia solar anualmente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin