Saiba Como Funciona A Energia Solar Híbrida

O sistema híbrido da energia solar tem várias fontes de energia junto com ele. Portanto, é uma junção entre essas fontes e na falta de uma, outra pode suprir. Pode ser a junção entre energia hídrica, eólica ou fotovoltaica. Quando trabalhamos, por exemplo, energia solar e eólica é um sistema chamado solar-diesel. Vamos falar um pouco sobre como é essa combinação.

Energia Solar Híbrida E O Que É A Combinação Chamada Solar-Diesel

A princípio, solar-diesel é a combinação entre energia solar e eólica. A energia eólica é feita com o uso dos ventos. Através das turbinas eólicas uma conversão de energia cinética em energia mecânica é feita. A energia armazenada é feita no processo onde o eixo é girado de acordo com os ventos. Dessa forma, há um armazenamento de energia no gerador.

Sobretudo, no caso da energia solar ela é gerada a partir dos painéis solares que fazem a captação da luz solar. Dessa forma, a luz solar é transformada em energia elétrica e distribuída nas redes de energia.

Então como funciona essa combinação?

Em primeiro lugar, elas tem em comum o fato de não usar combustíveis fósseis para produzirem sua energia.  Ou seja, elas não fazem mal  ao planeta terra com a emissão de carbono.

Existem várias formas desse sistema funcionar e uma delas é quando alguém que já faz o uso de energia a diesel quer usar energia fotovoltaica para dar aquela melhorada. No entanto, se a energia diesel para de funcionar, a energia fotovoltaica também para.

Outro exemplo é o de conectar a distribuição fotovoltaica próxima ao quadro de distribuição, ao mesmo tempo que a energia diesel fica em uma distância maior. Sendo assim, o consumidor tem a energia fotovoltaica. Pois nesse caso a energia diesel trabalha na substituição da energia elétrica.

Porém, será que existem coisas ruins nessa combinação?

 

Existe Problema Na Energia Solar Híbrida Em Relação A Combinação Solar-Diesel?

Antes de tudo, é importante lembrar que a energia diesel quando é trocada pela elétrica não tem a mesma forma de atuação. A energia diesel tem mudanças de tensão mais amplas. Dessa forma os ajustes devem ser feitos bem certo para evitar que ela desligue.

Além disso, a diesel não tem como suportar a quantidade de energia excedente da fotovoltaica. Sendo assim, a potência solar não pode ser maior. Outro detalhe é que é preciso que os geradores de energia a diesel tenham uma boa carga para ter um bom funcionamento operacional.

Essa combinação não é ruim ou mesmo impossível.  Só precisa de bastante cuidado tecnológico e um bom suporte de sistema que tem que ser sempre bem observado. Achou interessante? Então acesse o nosso site e saiba muito mais sobre energia solar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin