Vale A Pena Investir Em Energia Solar? | Torus Energy

Ainda não sabe se vale a pena investir em energia solar?

Se você ainda não conhece os benefícios dos projetos fotovoltaicos ou ainda está em dúvida se vale a pena investir em energia solar, esse artigo é para você.

Os projetos fotovoltaicos permitem que residências, empresas, agronegócios e outros estabelecimentos produzam sua própria energia solar e assim economizem até 95% na conta de luz.

Mas, as vantagens de investir em energia solar vão muito além da economia. Por essa razão, os projetos fotovoltaicos têm se espalhado pelo Brasil e pelo mundo como uma tendência sustentável.

Atualmente existem diversos estabelecimentos espalhados pelo país com sistemas instalados. Porém, de acordo com os dados fornecidos pela Aneel, 72,5% desses sistemas alimentam a energia elétrica de residências.

7 Razões para investir em energia solar

Sem mais delongas, vamos apresentar aqui 7 bons motivos para investir em energia solar e promover mais economia e sustentabilidade. Para você ou para o seu negócio, os benefícios são válidos para qualquer estabelecimento que escolher produzir sua própria energia.

#1 Investimento com retorno

O retorno do investimento para instalação do sistema em uma residência se paga em média em 5 anos e meio. Ou seja, investir em um projeto fotovoltaico é diferente de investir em um carro por exemplo: Quando compramos um carro novo ele vai se desvalorizado conforme o usamos, mas isso não acontece com um sistema de energia solar.  O valor do investimento retorna assim que é feita a instalação. Simultaneamente que as contas de energia diminuem drasticamente graças a instalação.

#2 Longa vida da tecnologia

As placas fotovoltaicas são resistentes e projetadas para durarem no mínimo 25 anos. Mesmo se forem expostas a chuvas de granito, raios, fortes chuvas e pancadas. E apesar disso a geração de energia não é afetada com a idade do sistema, ou seja, mesmo 25 anos após a instalação é garantido que a geração total de energia seja de no mínimo de 80% em comparação com um sistema recém instalado.

#3 Pouca manutenção

Justamente pelo fato de serem resistentes e duráveis a manutenção dos projetos fotovoltaicos é mínima. Os módulos precisam principalmente de uma limpeza ocasional quando estiverem muito sujos e empoeirados. Essa limpeza pode ser feita pelo próprio consumidor com jatos de água e uma vassoura de cerdas macias. Para garantir a otimização da geração de energia é indicada uma manutenção no sistema elétrico uma vez por ano.

#4 Instalação rápida

E se você está pensando em adquirir seu projeto residencial, mas se preocupa com o quebra-quebra e a instalação demorada, pode ficar tranquilo. A instalação dos sistemas fotovoltaicos residenciais leva uma média de 2 a 3 dias e não precisam de reformas ou mudanças na estrutura da residência.

O sistema que costuma ser instalado nos telhados dos estabelecidos precisam apenas ser fixados no lugar, e o conversor é instalado próximo ao quadro de luz geral por onde alimentará a energia.

 

#5 Livre-se da inflação energética

Em 2015 as contas de energia de todo país chegaram a subir em 40% seu valor. E se você prefere ficar imune a esse tipo de surpresa, os sistemas fotovoltaicos são a pedida certa. Independente de aumentos na fatura de energia ou bandeiras vermelhas a produção de energia solar continua sendo a mesma e rendendo tanto quanto antes, te devolvendo créditos energéticos e suprindo as necessidades da sua casa ou negócio o dia inteiro.

#6 Imóvel moderno, sustentável e valorizado

Assim como uma reforma na cozinha ou uma repaginada no banheiro, a instalação de um projeto também é uma melhoria para a casa. Porém, no caso dos sistemas de energia solar é uma melhoria que trará muitos benefícios para o futuro dono da residência e por isso gera uma enorme valorização no imóvel.

#7 Investir em energia solar é investir em um mudo melhor

A energia solar é limpa e não causa danos ao meio ambiente. Ou seja, investir nesse tipo de energia é garantir também um futuro melhor, com menos emissões de CO².

 

Definitivamente, um projeto fotovoltaico é a melhor opção para quem quer praticidade, economia e sustentabilidade. E apesar de muitos falarem que não vale o investimento inicial, mostramos nesse artigo que é um investimento que tem retorno. Não só isso, como além de se pagar os projetos fotovoltaicos ainda trazem lucro para o consumidor a longo prazo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin